segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Muro de Berlim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grafites sobre o Muro de Berlim em 1986.

O Muro de Berlim (Berliner Mauer em alemão) foi uma realidade e um símbolo da divisão da Alemanha em duas entidades estatais, a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA). Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: Berlim Ocidental (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos da América; e Berlim Oriental (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.

O Muro de Berlim caiu no dia 9 de Novembro de 1989, acto inicial da reunificação das duas Alemanhas, que formaram finalmente a República Federal da Alemanha, acabando também a divisão do mundo em dois blocos. Muitos apontam este momento também como o fim da Guerra Fria.

O governo de Berlim incentiva a visita do muro derrubado, tendo preparado a reconstrução de trechos do muro. Além da reconstrução de alguns trechos está marcado no chão o percurso que o muro fazia quando estava erguido.

leia mais (clique na imagem)
Pensei em não falar sobre o assunto, mas falam tanto do 11/09 que senti que tb devemos falar do 09/11, que foi tão ou mais importante. Optei por um texto clássico para ser neutra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Floco de Neve


"Sabes me dizer quanto pesa um floco de neve?"perguntou um pardal a um pombo silvestre.
"Nada de nada", foi a resposta.
"Nesse caso vou lhe contar uma história maravilhosa", disse o pardal.
"Eu estava sentado no ramo de um pinheiro quando começou a nevar.Não era nevasca pesada ou furiosa. Nevava como em um sonho: sem ruído nem violência. Já que não tinha nada melhor a fazer, pus-me a contar os flocos de neve que se acumulavam nos galhos e agulhas do meu ramo.Contei exatamente 3.741.952. Quando o floco número 3.741.953 pousou sobre o ramo – nada de nada como você diz – o ramo se quebrou."

Dito isso, o pardal partiu em vôo.
A pomba, uma autoridade no assunto desde Noé, pensou um pouco na
história e finalmente refletiu:
"Talvez esteja faltando uma única voz para trazer paz ao mundo".



Conto adaptado de New Fables: Thus Spoke the Caribou, de Kurt Kauter, e publicado na Revista Thot, nº 58, 1993, da Palas Athena.


PAX CULTURA desde
www.educacaoparapaz.com.br
com alegria
Edu
edu@educacaoparapaz.com.br