domingo, 31 de agosto de 2008

Eu que pensava ...( Engano ! )




Eu que pensava
Saber os caminhos a percorrer
Hoje me sinto perdida na estrada ...

Eu que pensava
Saber ser forte pra tudo
Hoje me sinto extremamente cansada ...

Eu que pensava
Saber gritar para o mundo
Hoje me sinto muda , calada ...

Eu que pensava
Saber onde tirar forças
Hoje me sinto uma fonte esgotada ...

Eu que pensava
Saber tudo da vida
Hoje sei que não sei quase nada ...

Mena Moreira
20/09/2006

Enganos ...

E dói
E aperta
E sangra...
O que foi
E o que podia ter sido ...
O escolhido
E o que ficou preterido ...
O beijo dado
E o que ficou retido ...
O amor liberado
E o que ficou contido ...
O que foi vivido
E o que ficou perdido...
E dói
E aperta
E sangra !...


Mena Moreira
13/04/2007

domingo, 17 de agosto de 2008

Mais uma vitória dos professores: TRT vai apreciar as reivindicações da categoria

A greve dos professores realizada no período de 13 de junho a 04 de julho foi uma grande demonstração de força e organização da categoria, profundamente desrespeitada pelo governo estadual. Entre os avanços assegurados pelo movimento grevista, os professores conquistaram reajuste salarial de 5%, incorporação da Gratificação por Trabalho Educacional, alterações no Decreto 53037 e concurso público para 70 mil vagas.

Além deste avanços que, evidentemente, não correspondem à totalidade de nossas reivindicações, o movimento grevista também foi vitorioso ao provocar a interferência do Ministério Público do Trabalho. Diante do não cumprimento por parte do governo estadual do acordo assinado no Tribunal Regional do Trabalho, a APEOESP protocolou solicitação para instituição do dissídio coletivo relativo às reivindicações da categoria.

Nesta quinta-feira, 14, o dissídio coletivo foi julgado pelo Tribunal Regional do Trabalho que, por cinco votos a dois, declarou-se competente para avaliar as reivindicações dos professores, o que poderá obrigar o governo a acatá-las.

Durante a sessão, o advogado, representante do governo estadual, fez a seguinte declaração: “espero que este plenário, por unanimidade, julgue-se incompetente para dar sequência a este dissídio...”

Equivocou-se profundamente: a primeira intervenção do juiz, presidente do plenário, registrou a importância da valorização dos professores. Em seguida, a votação contrariou o desejo do governo estadual: por cinco votos a dois, o TRT apreciará, em 28 de agosto, as reivindicações da categoria.

Os professores mantêm o estado de greve e, a qualquer tentativa de ataque por parte do governo, retomarão a luta.

Apeoesp considera bônus por desempenho uma afronta; professores votam greve na próxima sexta

O bônus proporcional ao desempenho dos alunos destinado aos professores da rede estadual, divulgado na manhã desta sexta-feira (15) pela Secretaria de Estado da Educação, desagradou a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).

A entidade marcou uma assembléia de professores para o próximo dia 22, na Praça da República. No encontro, eles devem decidir se decretam paralisação ou entram em greve.

"Depois de 22 dias de paralisação em protesto, inclusive, contra a política de gratificações adotada pelo Estado, receber a notícia do bônus é uma afronta", disse a presidente da Apeoesp Maria Izabel Azevedo Noronha.

Para ela, a remuneração é injusta e utiliza o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo) de forma equivocada. "O índice não tem a capacidade de medir o esforço do professor em sala de aula", explica.

A presidente da Apeoesp acredita que o bônus contribuirá para a rotatividade dos professores nas escolas. "As instituições não têm as mesmas condições. A verba recebida, o número de alunos por sala, a infra-estrutura são diferentes. E dessa forma, o governo privilegia aquelas que têm melhores condições, além de transferir mais uma vez a responsabilidade sob a qualidade de ensino para os professores".

"Os R$ 500 milhões destinados ao programa deveriam ser convertido em reajuste salarial", complementa. O maior incentivo aos professores, para ela, seria um plano de carreira, oferecendo perspectivas e possibilidade de evolução na profissão".

O bônus
A gratificação por desempenho anunciada pela Secretaria de Estado da Educação na manhã desta sexta-feira (15) leva em consideração a nota do Idesp de cada escola, além da frequência do professor.

A cada ano, as escolas receberão a nota obtida no índice e a meta a ser alcançada. Se as metas foram 100% atingidas, os funcionários da escola receberão o total do bônus: 20% dos 12 salários mensais (incluindo as gratificações), ou seja, 2,4 salários a mais. A bonificação será equivalente ao avanço alcançado.

O governo do Estado já reservou R$ 500 milhões para a nova política de remuneração por desempenho.


Agora imaginem o que fazer?

sábado, 16 de agosto de 2008

NADA



Em uma densa floresta em uma terra distante, havia um grande rio. Um sábio deu algumas moedas a um canoeiro para este o atravessar até a outra margem. Durante a travessia , tirou uma folha das águas e a examinou cuidadosamente. Virando-se para o canoeiro , perguntou: " Diga-me uma coisa : Você sabe botânica ? " . O canoeiro olhou para o sábio e respondeu : "Não, senhor." "Você não sabe botânica , a ciência que estuda as plantas ! Que pena Você perdeu parte da sua vida ", disse o sábio jogando a folha de volta água . O canoeiro continuava remando. Depois de algum silêncio, perguntou novamente o sábio: " diga-me uma coisa: você sabe astronomia ? " O homem simples coçou a cabeça e disse : "Não , senhor, não sei o que é astronomia". "Astronomia é a ciência que estuda as estrelas. Que pena! Você perdeu outra parte da sua vida ." "E sobre filosofia...," insistiu. Nada senhor, respondeu o canoeiro.""Imagine só! Outra parte de sua vida perdida". De repente, no meio do rio , a canoa bateu contra uma grande rocha, rompeu-se e ambos caíram na água . Assim que o canoeiro tomou fôlego, olhou em volta , e avistando o sábio, perguntou: "O senhor sabe nadar "? "Não , não sei !" "Então acho que o senhor vai perder sua vida inteira!" Moral da história: Tão importante como saber nadar é saber agir. Inteligente não é aquele que muito sabe , é aquele que aplica aquilo que sabe.

A LIÇÃO DA BORBOLETA




Um dia pequena abertura apareceu em um casulo. Um homem sentou e observou a borboleta pôr várias horas, conforme ela se esforça para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Então pareceu que ela parou de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia e não conseguia ir mais longe. Então o homem decidiu ajudar a borboleta. Ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente, mais seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas. O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo, que iria se afirmar a tempo. Nada aconteceu...Na verdade, a borboleta passou o resto de sua vida rastejando com o corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O homem, em sua gentileza e vontade de ajudar, não compreendia que era o casulo apertado e o esforço para a borboleta passar através da pequena abertura o modo que ‘DEUS’ fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo. Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vida. Se “DEUS” nos permitisse passar através de mossas vidas, sem qualquer obstáculos “ELE” nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos Ter sido. Nos nunca poderíamos voar. EU PEDI FORÇA- Deus me deu Dificuldade para me fazer forte. EU PEDI SABEDORIA- Deus me deu problema para resolver. EU PEDI PROSPERIDADE- Deus me deu cérebro e músculos para trabalhar. EU PEDI CORAGEM- Deus me deu perigo para superar. EU PEDI AMOR- Deus me deu pessoas para ajudar. EU PEDI FAVORES- Deus me deu oportunidades. EU NÃO RECEBI NADA DO QUE PEDI......MAS RECEBI TUDO QUE PRECISAVA....

ze ramalho

Perfeita

Aula Pública Apeoesp 11/04/2008

Marchinha para o Serra

Paralisação dos Professores Estado de São Paulo 20/06/2008

pra lembrar que estamos em ESTADO DE GREVE!