quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ensino médio será obrigatório; Estados pedem mais recursos

Clipping Educacional - CGC Educação (25.08.2009)
A presidente do Consed diz que apóia a iniciativa, mas ressalta que "agora será preciso correr atrás do financiamento para garantir o cumprimento da lei"
A universalização do ensino médio público gratuito foi aprovada em caráter conclusivo, na terça-feira, dia 25, pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara da Câmara dos Deputados (CCJ). Como o projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) já foi aprovado pelo Senado, ele será encaminhado à sanção presidencial. Ele prevê que a medida passe a valer em 2010.
A presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Maria Auxiliadora Rezenda, disse à Agência Brasil que apóia a iniciativa, mas ressaltou que "agora será preciso correr atrás do financiamento para garantir o cumprimento da lei."
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) já prevê que o Poder Público seja obrigado a universalizar o acesso ao ensino fundamental e, progressivamente, chegar à cobertura do ensino médio.
De acordo com a Agência Câmara, os custos para a expansão do ensino médio gratuito serão de responsabilidade, a principio, dos estados e do Distrito Federal.
Apesar de o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) assegurar mais recursos para a educação básica, incluindo o ensino médio, a presidente do Consed destaca que será necessário buscar outras fontes de financiamento. "Só o fato de o Fundeb incluir o ensino médio não garante o esforço que os Estado terão que fazer. A estrutura do ensino médio é carente em muitos estados. Faltam prédios e instalações adequadas. Tudo isso terá que ser construído", disse ela à repórter Amanda Cieglinski.
Maria Auxiliadora lembrou que já está tramitando no Congresso uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a ampliação da obrigatoriedade da oferta para o ensino médio e para a pré-escola, mas está parada aguardando aprovação em plenário. A PEC inclui o aumento dos recursos para estas duas modalidades com o fim gradual da incidência da Desvinculação das Receitas da União (DRU).
Segundo ela, os secretários concordam com a ampliação do ensino médio, mas alguns Estados terão dificuldade para implantar a medida, como no Norte e no Nordeste. "Agora, teremos que buscar a viabilização desse projeto porque a situação não é a mesma para todos os Estados. Temos problemas de infraestrutura, mas é muito importante que o país sinalize de forma positiva para essa questão", disse.
A Agência Câmara informa que dados do Ministério da Educação indicam que dos quase 27 milhões de alunos matriculados no fundamental, apenas cerca de 8 milhões devem chegar ao ensino médio.

Um comentário:

Vivian Sbrussi disse...

=D
Vim ver as novis...

.♥♡♥*´¨
       .♥♡♥*´¨   Olá...
             .♥♡♥*´¨
◀▶◀▶◀▶◀▶◀▶◀◀▶◀▶◀▶◀◀▶◀▶◀▶◀▶◀▶◀▶◀▶

♥Aprendi com o tempo que...

“Às vezes,
é preciso esquecer um pouco a pressa
e prestar mais atenção em todas as direções
ao longo do caminho...
A pressa cega os olhos.
E deixamos de observar
tantas coisas boas e belas
que acontecem ao nosso redor.

Às vezes,
o que precisamos está tão próximo...
Passamos,
olhamos,
mas não enxergamos!
Não basta apenas olhar.
É preciso saber olhar com os olhos,
enxergar com a alma e
apreciar com o coração..."

(autor desconhecido)

  εїз  ღViViAn\\(^_^)// Sbrussi   εїз
          εїз          εїз
  ω ω ω  ω ω ω   ω ω ω  ω ω ω
,,,~\\\\\\//////~,,,,,~\\\\\\l/////~,,,,,,


◀▶◀▶◀▶◀▶◀▶◀▶◀▶◀▶ ◀▶◀▶◀▶◀▶◀▶◀◀▶ 
       .♥♡♥*´¨
               .♥♡♥*´¨
.♥♡♥*´¨    Bjuuus no seu ♥ !!!