domingo, 29 de agosto de 2010

Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado neste domingo (29)


Da Redação
Para marcar este Dia nacional de Combate ao Fumo (29), o Inca (Instituto Nacional de Câncer) divulgará, na segunda-feira (30), o relatório final da Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab) em pessoas de 15 anos e mais. De acordo com o estudo, o total de fumantes no país corresponde a 17,2% da população nessa faixa etária.
O documento será entregue para o representante do Comitê Internacional da Gats (Global Adult Tobacco Survey), que envolveu mais 14 países: Bangladesh, China, Egito, Filipinas, Índia, México, Polônia, Rússia, Tailândia, Turquia, México, Ucrânia, Uruguai e Vietnã.
Os percentuais de fumantes foram maiores entre os homens (21,6%), entre as pessoas de 45 a 64 anos de idade (22,7%), entre os moradores da região Sul (19,0%), os que viviam na área rural (20,4%), os menos escolarizados (25,7% entre os sem instrução ou com menos de um ano de estudo) e os de menor renda (23,1%) entre os sem rendimento ou com menos de um quarto de salário mínimo).
A pesquisa, realizada através de parceria entre Ministério da Saúde com o IBGE, em 2008, e publicada em 2009, trouxe resultados referentes a diversos aspectos do tabagismo, como o uso dos produtos derivados do tabaco, as tentativas de cessação, a exposição à fumaça do tabaco, o acesso às campanhas de conscientização sobre os riscos do tabagismo e a percepção das pessoas sobre esses riscos.

Lei antifumo

Há exatamente um ano – em agosto de 2009 – era publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro a Lei 5.517, proibindo o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno em recintos de uso coletivo. A lei entrou em vigor em novembro.
No Estado de São Paulo, onde a lei entrou em vigor em 7 de agosto,  foram aplicadas 822 multas em 361 mil inspeções até o último 31 de julho. A adesão, segundo a Secretaria da Saúde, foi de 99,7%.
Quase todos os Estados brasileiros (com exceção de Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Rio Grande do Sul) tomaram a mesma iniciativa. E atualmente tramita no Congresso o Projeto de Lei 315/08 para tornar o Brasil, como um todo, um país livre de tabaco. No Brasil, 200 mil mortes anuais são causadas pelo tabagismo.

domingo, 22 de agosto de 2010

Repórter da Globo detona Mariah Carey no Twitter: "Que bucho!!! uma baleia"

A jornalista Renata Capucci usou o Twitter na noite desta quinta-feira (19)para detonar a cantora Mariah Carey que chegou à São Paulo hoje para se apresentar na festa de Barretos. "O que é a Mariah Carey?????????????????? Que bucho!!!! Uma baleia, gente!!!", escreveu. Em seguida ela ainda completou: "Desculpem as exclamações mas é que tomei um susto! Ela tá enooooome. ainda bem que a voz não engorda."
O Dia Mariah, que sempre chamou a atenção com seu corpo curvilíneo e sensual, causou espanto ao desembarcar no Brasil bem acima do peso. Ela teria engordado cerca de 25 quilos depois do seu casamento com Nick Cannon.


 É assim que a imprensa brasileira trata uma diva. A falta de respeito e profissionalismo imperam, principlamente para os "poderosos" da TV do plim plim. Que eu saiba, Mariah é cantora e não modelo. E como cantora, não tem pra ninguém.
Outro ponto a comentar aqui, é o fato que o preconceito fisico esta muito mais forte do que o racial. Chamar de macaco não pode, mas de baleia sim? Bucho? O que passa na cabeça dessa senhora para tratar alguém assim? Tomara que a cantora entre nos tribunais contra essa pessoa e lhe arranque até as calcinhas!



Preconceito, seja deles qual for é vergonhoso, principalmente para uma pessoa publica.
É esse tipo de gente que apresenta e informa telejornal. Aproveitando, gostaria de falar sobre um email que anda circulando na rede, falando mal do governo Lula, inclusive (atiçando preconceito) dizendo que ele não poderia prestar prova para gari pois não tem estudo. Como ainda existem pessoas criminosas nesse mundo, usando de inverdades para denegrir a imagem alheia. Pessoas como essa apresentadora de telejornal e essas que usam da boa fé das pessoas para denegrir os outros deveriam estar presas , para aprenderem a respeitar os outros.
To indignada!
Bjks

sábado, 21 de agosto de 2010

21° Bienal do Livri de São Paulo

Você foi? Eu fui....... e acho que pra nunca mais..... o que é aquilo? De onde saiu tanta gente? Quantas árvores derrubadas? E as filas? ......
Ontem eu tentei ir, inclusive cheguei lá, mas a baixíssima qualidade do ar de SAMPA e minha rinite alérgica, me fizeram voltar péssima e não aproveitar o que de bom a Bienal estava oferecendo, inclusive o lançamento do livro de Aloísio Mercadante, uma Palestra do Prof. Mario Sergio Cortella, dentre outras. Tava cheio, mas dava pra circular. Bom, mas como pra esta que vos escreve o fácil é difícil, coube continuar sua visita neste sabadão de sol.
Desde a Rodoviária do Tietê, havia fila para pegar o ônibus gratuito para o local. A fila dava voltas e voltas. Ônibus encostavam e saiam sem parar e a fila continuava enorme. Então aproveitei o fluxo e a fala de mineiro “de pertin” e acompanhei um pessoal a pé até lá. Como é longe..... Mas com certeza cheguei bem antes do que se estivesse esperando o ônibus. Na entrada, uma das poucas vantagens de ser professora(num evento desse), não precisar entrar pela fila enorme que  existe (não diminuía e dimiuiu nunca) na porta. Lá, como havia feito a pré inscrição pela net, bastou jogar o código que meu lindo crachá saiu prontinho. Toda feliz, com o crachazinho no pescoço, adentrei o pavilhão e de cara já tropecei em gente. Gente, gente, gente, gente..... quanta gente! Da onde saiu tanto leitor nesse dia? Antes, pelo caminho cheguei a pensar que estavam distribuindo livros de graça visto ao grande numero de transeuntes em sentido contrário ao meu cheios de sacolas e livros.
Que desespero aquilo lá. Tanto estande e tanta gente gritando: Professora! Professora! era comigo, como ele sabia? (o crachá.....)
Corriam atrás de nós como os fãs da Lady Gaga e também queriam nosso autografo (e cartão de crédito). Ofereciam revistas e coleções, tudo pela bagatela de varias parcelas mensais (pra não pesar no bolso, afinal você é professor). Depois de um tempo (cabelo loiro, já viu!) percebi que o melhor a fazer era tirar o crachá, mas isso só me ocorreu após a palestra da Barsa, de como ela vai me ajudar a elaborar minhas aulas, que na verdade, nem precisaria elaborar bastando apenas escolher o tema e o DVDRom já mostra o texto, mostra vídeo, as falas, dissecações, o Hitler (depois eu falo dele), e ainda tem a parte burocrática que o software faz tudo. Uauuuuuuuuuu.... até a parte do valor.......... aiiiiiii, uns 3 bônus gordos pra poder comprar.............
No stand da Globo, estava Mauricio de Souza a autografar. Gente aqui da região do Alto Tietê e que faz coisas lindas pra criança, sou fã de carteirinha e coelhada.
Voltando ao Hitler, que homem importante..... Toda vez que eu respondia a celebre frase: Professora de que? (História) íMostravam-me uma revista, livro, DVD, quadrinhos com a história deste indivíduo, como se a pessoa mais importante e de grandes feitos fosse ele. Mais de dez mil anos de história e somente esse.......... é valorizado.
Bom, resumindo, não tive muita paciência. Visitei todos os stands e os que consegui olhar e entrar, acabei por não comprar nada, pois as filas eram quilométricas, mas os descontos nem tanto. Pra quem não tem o hábito de ir a livrarias, os preços podiam ser bons, mas pra quem sempre vai, viu que o desconto não valia a fila. Não comprei nada, mas aceitei participar de um projeto chamado bookcrossing, onde você pega um livro gratuitamente e este livro tem um numero que no site do projeto você insere, e quando acabar de ler, o deixa em algum lugar para que outro também o possa fazê-lo e no site fica a história e trajeto desse livro. Adorei e estou apoiando.
O importante disso tudo é que as pessoas estão lendo. Comprando livros pra ler, investindo no conhecimento.
Infelizmente, preciso comentar sobre a entrega de livros que o governo de SP enviou estes dias para as Escolas. Ano passado, estes livros chegaram ao inicio do ano, mas este ano, chegaram perto da eleição e junto com a fala do destruidor Serra que disse que vai estender este projeto para o país inteiro. Prática eleitoreira com nosso imposto. Bom, o problema maior é que em muitas escolas, alunos jogaram as caixinhas no lixo ou pelas janelas, ou seja, nosso suado dinheirinho sendo queimado ou jogado fora. Bastava enviar os livros pra biblioteca da escola e a escola ter funcionário para organizar e distribuir livros de forma rotativa para os alunos que realmente queiram ler?
Tenho dito. Espero que a leitura seja algo verdadeiramente  trabalhado e oferecido e não imposto e o dinheiro do contribuinte usado pra propaganda política.
Ah! Quando saí ainda tinha muita, mas muuuuuita gente querendo entrar.
Bjks.

Emagrecer - Filosoficamente - recomendo

Maravilhoso, assistam - A criança em seu mundo - Mário Sérgio Cortella



quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A mídia contra Dilma e Mercadante

Semana passada assisti o debate da Bandeirantes, e confesso que mais me ative a ver o Boris Casoy (PSDBista roxo, melhor azul) se mordendo de ter que entrevistar outros candidatos e a não poder (até que pode) babar ovo do candidato cara de chuchu. É incrível como um cara que está no poder há 12 (e 16 com seu partido), tem a cara de pau de dizer que tem novas idéias. Poxa, se as tem, porque não as implanta enquanto é governo? A parte que mais me marcou no debate, foi à maneira que o ex governador esta preparado para responder perguntas, e sua mais relevante frase foi ... "Há uma aliança entre o PT e o malufismo. Até as gravatas são iguais", para podermos observar o que esta pessoa candidata mais se preocupa, com as gravatas. Ele adora evitar confrontos, não gosta de se posicionar. Dizem que até nos assuntos do diretório, ele se esquivava de discordar de algo, de mostrar sua opinião. MURO.
Ah! vale lembrar que o tucano disse que o governo federal aumentou impostos, mas se a gente se lembra, quando houve a redução do IPI pra linha branca, o Serra, simplesmente aumentou o ICMS deles e aí quase que a isenção federal não apareceu.
Também assisti via net, o debate da UOL/Folha (que todo mundo sabe que sempre puxa sardinha pro lado do PSDB), quase inteiro e depois li o resumo. Está claro como tentaram colocar seu candidato (Alckmin) como vitima do debate e como grande “ganhador”.
Ainda me assusto de como a mídia brasileira, mesmo após o fiasco Collor, ainda tenta manipular a população. Cabe assistir ao documentário da BBC de Londres (se não me falha a memória) que fala sobre a rede Globo e a manipulação das eleições em que Collor foi vencedor e a que arquitetaram a derrota de Brizola, mas que caiu por terra, MUITO ALÉM DO CIDADÃO KANE. Vale muito a pena ver, inclusive coloquei um link do filme em um post antigo e se por acaso não estiver mais funcionando, é só avisar que procuro outro.
Outro ponto interessante, que eu conversava com os professores ontem na HTPC, sobre a pouca importância que no Brasil se é dada ao papel do vice, e que no caso do Serra, é muito importante, pois o Serra nunca, desde que concorreu e ganhou a cargo do executivo terminou o mandato. Alguém aí, que é de São Paulo - Capital, votou no Kassab como vice do Serra? Alguém como paulista votou no Goldman? Quem é Goldman?
Pois é, não podemos esquecer que o vice agora é o Índio, que já precisou ser calado pelo partido. Cuidado......................

Sou professora de história e adoro política. POLÍTICA e não politicagem, e é por isso que gosto de comentar com vocês.

bjks.............

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Otimo, assista




Modelito militar na rua Oscar Freire: R$ 1.200,00.
Brincos da H.Stern: R$ 3.700,00
Ver a cara da Mônica enquanto houve verdades: não tem preço.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Governo suspende vale-presente para alunos de SP

São Paulo - A Secretaria Estadual de Educação de São Paulo informou que decidiu adiar a implantação do projeto que previa pagamento de vale-presente a alunos da rede pública de ensino que fizessem e dessem aulas reforço de matemática. A entrega do benefício foi adiada "temporariamente", pois, segundo a assessoria de imprensa da pasta, o projeto "gerou certa polêmica". A equipe da secretaria está "revendo conceitos". Ainda não há data prevista para o pagamento do vale-presente.
Na sexta-feira, a secretaria informou que o governo de São Paulo pagaria vale-presente de R$ 50 a estudantes que frequentassem aulas de reforço de matemática. O programa previa que alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio com bom desempenho na matéria recebessem bolsa-auxílio para ser tutores de alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Aos tutores seria oferecida uma bolsa mensal de R$ 115 pelos três meses de duração do programa.
A iniciativa foi fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), professores da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O investimento total no programa será de US$ 663 mil, sendo US$ 130 mil da secretaria, US$ 200 mil do BID e US$ 333 mil de parceiros.

domingo, 15 de agosto de 2010

Bônus da Educação deverá ser pago em março

Carol Rocha do Agora
Os 273 mil funcionários da rede estadual de ensino poderão receber o bônus em março do ano que vem, informou ontem o secretário da Educação, Paulo Renato Souza. As regras para o pagamento de 2011 ainda serão publicadas no "Diário Oficial" do Estado. O benefício será pago segundo as metas propostas para cada escola.
O valor do bônus é calculado com base no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo). O indicador considera os resultados das provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) e também os dados da progressão escolar (como aprovação e repetência). As provas do Saresp neste ano vão ocorrer nos dias 10 e 11 de novembro.
A bonificação é proporcional ao resultado da escola no Idesp e, neste ano, chegou a 2,9 salários para os servidores de unidades que ultrapassaram as metas em 20%. Para os funcionários de escolas que cumpriram o objetivo, o bônus chegou a 2,4 salários. Houve pagamento também para as unidades da rede estadual de ensino que atingiram 10%, 20% ou 50% da meta proposta pelo governo.

SP pagará R$ 50 a aluno que fizer reforço de matemática

São Paulo - O governo de São Paulo vai pagar vale-presente de R$ 50 a estudantes que frequentarem aulas de reforço de matemática. O programa prevê que alunos dos 2º e 3º anos do Ensino Médio com bom desempenho na matéria recebam bolsa auxílio para ser tutores de alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Aos tutores será oferecida uma bolsa mensal de R$ 115 pelos três meses de duração do programa.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), professores da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). O investimento total no programa será de US$ 663 mil, sendo US$ 130 mil da secretaria, US$ 200 mil do BID e US$ 333 mil de parceiros
A secretaria informou que 441 escolas da rede em 70 municípios do interior e da Grande São Paulo participarão do programa. As sessões de estudo terão duração de 90 minutos e acontecerão duas vezes por semana, durante 12 semanas, entre os dias 1º de setembro e 23 de novembro. No dia 19 de agosto, será divulgado no site do Multiplicando Saber (www.multiplicandosaber.org.br) as escolas e os alunos que serão beneficiados pelo programa.
A estimativa do governo é atingir a meta de 35 estudantes inscritos por escola do Ensino Fundamental e 15 tutores por escola do Ensino Médio. O professor coordenador também receberá um vale-presente de até R$ 50, de acordo com o número de alunos inscritos em sua escola (quanto mais próximo da meta, maior o valor), e outro vale-presente de até R$ 150, conforme a assiduidade dos jovens.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Escola de Formação

Bom, muita gente já perguntou como foi o primeiro encontro presencial da dita escola. Confesso que até tinha esperanças de algo novo, mas como a esperança uma hora morre, a minha morreu rapidinho. Eu e alguns colegas fomos para a tranqüila cidade de Jacareí, seguindo o endereço que foi fornecido na convocação. Esqueceram de mencionar um ponto de referência, que já valeria se tivessem colocado o nome da faculdade onde iríamos realizar a formação. Como sou “fuceira” e irrequieta, já havia respondido o tal do módulo 0, que estava abrindo no mozila. Chegando lá, aquele prédio que parece mais uma escola pintada e que serve bem para a progressão continuada, mostra bem como as novas faculdades se adequaram aos alunos das escolas públicas. Fomos aos laboratórios de informática, pois o intuito do encontro era nos ensinar a acessar o AVA (ambiente virtual de aprendizagem). O mais engraçado é que os formadores eram nossos queridos (e velhos) companheiros da DE e DEs adjacentes, PCOPs de informática. O ponto alto do curso foi a fila da cantina e a falta de salgados para todos.... Ah!!!! Estão perguntando sobre o acesso ao ambiente???? Não tinha internet, pois é.................... olhamos uns arquivos em off, mas acessar o tal ambiente que é bom, nada...................
Claro que já tive problemas com o ambiente, porque chamei uma atividade, fui atender ao telefone e ele simplesmente encerrou a atividade e a postou (o que na pratica leva três cliques). Abri um chamado e até agora não obtive resposta. Também só de raiva já respondi o modulo 1 e não respondi aos outros porque não estão disponíveis..............
Curiosos? Copiei tudo em arquivo. São as explicações do porque da escola e a “ótima” política educacional da SEE e como ela “presenteia” seus professores com bônus e aumentos de mérito.
Bom, aguardem (Tb estou aguardando) cenas do próximo capítulo.................. bjks

CET INAUGURA A ERA DO RADAR: Repassando


Para quem mora em São Paulo, e também para aqueles que visitam SP, fiquem atentos, pois, o CET inaugura a era de "radares arapucas".


..

Os radares 'arapucas' agora estão embutidos nos 'guard-rails'!


Os endereços são:

1) Av. Rio Branco x Av. Duque de Caxias;
2) Av. Brasil x Rua. Veneza;
3) Rua Tabapuã x Rua Dr. Renato Paes Barros;
4) Av. Do Estado x Av. Santos Dumont;
5) Rua Jeroaquara x Rua Clélia;
6) Rua Bom Pastor x Rua dos Patriotas;
7) Av. Francisco Matarazzo x Av. Antártica;
8) Av. Diógenes Rua de Lima x Av. São Gualter;
9) Av. São João x Av. Ipiranga;
10) Av. Brasil x Rua Colômbia;
11) Rua Dr.. Plínio Barreto x Rua Rocha;
12) Rua Rui Barbosa x Rua Conselheiro Carrão;
13) Av. Eusébio Matoso x Rua Bento Frias;
14) Rua Taquari x Rua Catarina Braida;
15) Av. Santo Amaro x Av.Dr. Hélio Pellegrino;
16) Av. Afrânio Peixoto x Rua Alvarenga;
17) Rua Antonio de Barros , altura da Rua Aguapei;
18) Av. Esc. Politécnica, Altura da Ci. Alb. Cavalcanti;
19) Rua Boa Vista, Altura da Rua São Bento;
20) Av. Esc. Politécnica x Rua Waldemar Roberto.
Tambem foram inseridos os radares de pequena dimensão, embutido em
vigas de muro de cimento, numa altura de 2,50 a 3,00m., um dos exemplos é o do Laboratório Roche, no começo da pista local da marginal Pinheiros sentido Santo Amaro, a 300 m . de quem vem da Castelo Branco e a 200 m do fim de ponte que vem da Marginal Tietê. Na expressa tem 1 antigo logo depois.
Foram incluídos dois de faixa de pedestres:
1) Av.João Pedro Cardoso em frente ao nº 300 (nos dois sentidos)- Que liga a Tamoios c/ Pedro Bueno );
2) Av. Pedro Bueno , em frente ao nº. 130l (sentido Jab.), 300 metros antes da Lombada Eletrônica;

Veja a lista de locais onde funcionarão radares do tipo LAP, que lêem placas flagram infratores do rodízio:
1) Marginal Tietê, sentido Ayrton Senna, nas proximidades do estádio do Canindé;
2) Avenida dos Bandeirantes, sentido marginal, na altura da Rua Alberti Willo;
3) Marginal Tietê, sentido Castello Branco, após a Ponte Atílio Fontana;
4) Avenida Indianópolis, sentido Ibirapuera, próximo à Alameda dos Sorimãs;
5) Avenida Sena Madureira, sentido Vila Mariana, na altura do nº 1.265;
6) Avenida 23 de Maio, sentido Centro, próximo ao Viaduto Pedroso;
7) Marginal Pinheiros, sentido Interlagos, pista expressa, antes da Ponte do Jaguaré;
8) Avenida Alcântara Machado, em ambos os sentidos, na altura da Rua Placidina;
9) Avenida das Nações Unidas no sentido Castello Branco, na altura do nº 7.163. 

"RODIZIO EM SP"  

Isto ninguém avisa:  Se você estiver preso em um congestionamento e tiver certeza de que não vai conseguir sair dele a tempo de evitar o horário do rodízio da sua placa, ligue para 156.
Identifique-se, dê a placa do seu carro, o local onde está e informe ao operador da sua dificuldade.
Ele irá anotar (e gravar) os dados, passando-lhe um número de protocolo.
Anote-o! Se você receber uma multa por ter infringido a Lei do Rodízio de Carros naquele dia,faça uma defesa e mencione o número do tal protocolo..
A multa será cancelada!
Esse vale a pena repassar!

domingo, 8 de agosto de 2010

Link para as atividades

Gente, só esta abrindo o link no mozila firefox, então quem ainda não tem instalado, o faça antes que comece a perder atividades. Bjks
     link

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

EDITAL DE CONVOCAÇÃO E REGULAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA - TERCEIRA ETAPA DO CONCURSO DE PEB II

D.O. 3/8/2010 pg. 198 | Seção I DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE PEB II - 2010
EDITAL DE CONVOCAÇÃO E REGULAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA - TERCEIRA ETAPA DO CONCURSO DE PEB II


O Diretor do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, nos termos das Instruções Especiais SE 1, publicadas no DOE de 25/12/2009, disciplinadoras do concurso em questão, convoca os candidatos habilitados e selecionados nas Etapas anteriores do concurso, que realizaram a escolha de vagas, de acordo com o estabelecido no Inciso XI das Instruções Especiais SE 01, para a Terceira Etapa do Concurso - Curso de Formação Específica, de acordo com as instruções a seguir:

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 A Terceira Etapa do Concurso para provimento de cargo efetivo de PEB II compreende o Curso de Formação Específica, de caráter eliminatório, que terá início no dia 9 de agosto de 2010.
1.2 O Curso de Formação Específica será realizado nas modalidades presencial e a distância e será ministrado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores - EFP, de acordo com o Inciso XI das Instruções Especiais SE 1/2009 e da presente publicação.
1.3 As normas acadêmicas que regem o Curso de Formação Específica estão detalhadas no REGULAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO DE PEB II - anexo I do presente edital, cuja leitura atenta é recomendada.
1.4 O não cumprimento do Regulamento citado no item 1.3 implica na eliminação do candidato do certame.
1.6 O Curso de Formação Específica será adaptado aos candidatos portadores de deficiência visual e auditiva.
1.7 Conforme previsto no edital do concurso Inciso XI, ao término do curso os candidatos serão submetidos a prova presencial, eliminatória, cuja estrutura e critérios de participação e aprovação constam do Regulamento do Curso de Formação Específica (anexo I).

2. DA CONVOCAÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA

2.1 Os candidatos aprovados e classificados nas etapas anteriores do concurso e que fizeram a escolha de vagas estão automaticamente convocados para a terceira etapa, correspondente ao Curso de Formação Específica.
2.2 O Curso de Formação Específica será realizado do dia 09 de agosto ao dia 20 de dezembro de 2010. O primeiro encontro presencial ocorrerá nos dias 9 e 10 de agosto, em locais a serem divulgados.
2.3 Os módulos do Curso de Formação Específica estarão disponíveis para os candidatos inscritos a partir do dia 11 de agosto de 2010, a partir das 05 horas.
2.4 Para acessar o conteúdo dos módulos o candidato deverá acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, no endereço eletrônico www.escoladeformacao.sp.gov.br.
2.5 As datas e locais do segundo e terceiro encontros presenciais serão definidos e divulgados no site da Escola de Formação, no mínimo 20 dias antes de sua ocorrência, sendo a consulta periódica ao referido ambiente de responsabilidade exclusiva do candidato.
2.5.1 A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo não se responsabiliza por falhas no recebimento das mensagens eletrônicas postadas no ambiente AVA causadas por problemas de provedor de acesso do candidato, eventuais truncamentos ou qualquer outro problema de ordem técnica que o impeçam de tomar ciência das informações enviadas.
2.6 Durante a realização do Curso de Formação Específica, será assegurado ao candidato Bolsa de Estudos, nos moldes do Decreto 56002/2010, cuja composição, critérios de concessão e demais informações encontram-se detalhadas no Regulamento do Curso de Formação Específica, anexo I do presente Edital.
2.7 Todas as despesas decorrentes da participação no Curso de Formação Específica ocorrerão às expensas dos candidatos.

3. DA PROVA OBJETIVA

3.1 Ao final do Curso de Formação Específica, será aplicada uma prova de caráter eliminatório, que versará sobre os conteúdos abordados no Curso de Formação Específica.
3.2 Os critérios de habilitação para prestar a prova, sua composição e outras informações complementares constam do Regulamento do Curso de Formação Específica, anexo I do presente Edital.
3.3 As informações relativas à aplicação da prova de que trata o item 3.1, tais como data, horário, local, regras de aplicação e relação de candidatos convocados serão oportunamente divulgadas pela Secretaria da Educação em Edital.

4. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

4.1 Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será objeto de Edital ou aviso a ser publicado.
4.2 As ocorrências não previstas neste Edital, os casos omissos e duvidosos devem ser encaminhados pelo FALE CONOSCO, no endereço www.escoladeformacao.sp.gov.br e serão resolvidos em caráter irrecorrível pela Secretaria da Educação.

ANEXO I

REGULAMENTO DO CURSO DE FORMAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO DE PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - PEB II

A. APRESENTAÇÃO

1. O governo do Estado de São Paulo lançou em maio de 2009 o Programa - Mais Qualidade na Escola - com medidas para melhorar a qualidade da educação no estado. A criação da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores de São Paulo é uma das ações previstas no Programa e tem como objetivo oferecer formação continuada e em serviço aos servidores da educação a fim de atualizar, aperfeiçoar e proporcionar formação compatível com a política educacional da SEE.
2. O Programa - Mais Qualidade na Escola - determinou também uma nova forma de ingresso de candidatos a cargo no Quadro do Magistério. Os postulantes a cargos efetivos se submetem a concurso realizado em três fases, sendo a primeira constituída por prova objetiva, a segunda, por avaliação de títulos, e a terceira, composta por Curso de Formação oferecido pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores e prova de aptidão.
3. Este regulamento contém as regras e procedimentos que regem o Curso de Formação que integra o Concurso para provimento de cargo de Professor de Educação Básica II - PEB II.

B. REGULAMENTO - CURSO DE FORMAÇÃO DO CONCURSO
PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGO EFETIVO DE PROFESSOR
DE EDUCAÇÃO BÁSICA II - PEBII

B.1 - Aspectos Gerais
4. O Curso de Formação, fase obrigatória do concurso público para provimento de cargo efetivo de Professor de Educação Básica II - PEB II será realizado a distância e contará com três encontros presenciais.
5. O Curso de Formação é composto de duas etapas:
• Etapa 1 - comum a todos os candidatos, compreende a formação na área pedagógica.
• Etapa 2 - específica para a(s) disciplina(s) em que o candidato se inscreveu, compreende formação específica nos conteúdos de cada disciplina e em educação especial.

B.2 - Sobre a Duração do Curso
6.O Curso de Formação do concurso público para provimento de cargo efetivo de Professor de Educação Básica II - PEB II tem carga horária de 360 horas divididas em 18 módulos de 20 horas cada, sendo o módulo equivalente a uma semana de trabalho.
7. O curso é organizado em 4 períodos de um mês cada, sendo:
• Mês 1 - correspondente aos módulos de 1 a 4 e ao primeiro encontro presencial;
• Mês 2 - correspondente aos módulos de 5 a 8;
• Mês 3 - correspondente aos módulos de 9 a 13 e ao segundo encontro presencial;
• Mês 4 - correspondente aos módulos de 14 a 18 e ao terceiro encontro presencial.

B.3 - Sobre os Módulos
8. Cada módulo é composto de conteúdos digitais, referências bibliográficas e de um conjunto de atividades a serem desenvolvidas pelo cursista.
9. Os módulos ficarão disponíveis para os cursistas no Ambiente Virtual de Aprendizagem − AVA, acessado através do seguinte endereço eletrônico: www.escoladeformacao.sp.gov.br
10. Para os cursistas com deficiência visual, os módulos da Etapa 1 ficarão disponíveis em formato acessível, tendo como princípio a equiparação de oportunidades no site: www.efpdv.org.br
11. Cada módulo terá início às cinco horas de quarta-feira e as atividades web serão encerradas às vinte e quatro horas da terça-feira da semana seguinte. Não há como realizar as atividades web depois do encerramento do módulo.

B.4 - Sobre a Participação e Frequência
B.4.1 - Em Atividades web
12. As atividades web, que são contabilizadas na participação do curso, são compostas de questões objetivas e discursivas, fóruns de discussão, redações e projetos. As questões objetivas são corrigidas automaticamente pelo sistema e as questões discursivas, fóruns, redações e projetos serão validados pelo professor tutor.
13. A participação do cursista será aferida a cada mês, conforme item B.2 − item 7 a partir das atividades web cumpridas, ou seja, postadas no AVA e validadas pelo professor tutor.
14. Não serão consideradas cumpridas as atividades:
• Não postadas no AVA;
• Não validadas pelo professor tutor:
• Postadas em branco;
• Postadas com conteúdos desconectados da atividade proposta;
• Postadas contendo conteúdos que culminem em material ilícito.
15. O cursista deverá acompanhar relatório disponibilizado no AVA com informações acerca da postagem e da validação de suas atividades. Os cursistas com deficiência visual acompanharão os relatórios, que serão encaminhados sistematicamente pelos tutores, por e-mail.
16. A não postagem de atividades em função de falhas técnicas ou de conexão é de inteira responsabilidade do cursista não cabendo recurso apresentado à SEE/SP.
B.4.2 - Em encontros presenciais
17. A participação do cursista será aferida a cada mês, conforme item B.2 − item 7, a partir de sua frequência nos encontros presenciais.
18. O curso de formação conta com 3 (três) encontros presenciais.
19. Os cursistas com deficiência visual terão uma carga complementar de encontros presenciais e/ou a distância para utilização e monitoramento dos recursos de acessibilidade.
20. A frequência do cursista nos encontros presenciais será aferida por meio de assinatura em lista, na entrada e na saída de cada período.
21. Será considerado presente o cursista que assinar as duas listas num mesmo período.
22. Para efeito do cômputo de frequência, cada período de encontro presencial corresponde a 1 (uma) atividade.
B.4.3 - Sobre a conclusão do curso
23. Para a conclusão do curso é necessário que o cursista:
I. Cumpra, no mínimo, 75% do total das atividades propostas a cada mês de curso, conforme item B.2 − item 7, o que inclui as atividades web e os encontros presenciais; e
II. Participe integralmente de pelo menos 2 encontros presenciais;
24. A não participação do cursista nas atividades web e nos encontros presenciais por quaisquer motivos, incluindo saúde, afastamentos ou licenças, será considerada atividade não cumprida e não será abonada, sob nenhuma circunstância.

B.5 Sobre a Bolsa de Estudos
25. Durante o curso de formação, o cursista terá direito a bolsa de estudos que corresponde a 75% do salário inicial do cargo Professor de Educação Básica II- PEB II, em regime de 40 horas de trabalho, a cada período correspondente a 1 (um) mês de curso, conforme definido no item B.2 − item 7.
26. Nos casos de concorrer a cargos em duas disciplinas, o cursista terá direito:
• Ao valor correspondente a uma bolsa de estudos na Etapa 1 do curso;
• Ao valor correspondente a duas bolsas de estudos na Etapa 2 do curso.
27. A bolsa de estudos será creditada mensalmente, após aferição da participação e da frequência do cursista, conforme item B.4.
28. Não farão jus à bolsa de estudo, a cada período de um mês de curso, os cursistas que:
• Não cumprirem, no mínimo, 75% do total das atividades propostas (incluídas as atividades web e encontros presenciais); ou
• Excederem o limite de ausências toleradas em encontros presenciais;
29. O crédito da bolsa de estudos se dará em conta corrente do cursista no Banco do Brasil, em calendário a ser divulgado pela Secretaria da Educação.

B.6 Sobre a segurança da informação nas atividades web
30. A gestão da segurança das informações relacionadas ao Curso de Formação observa as disposições da Norma Técnica ABNT NBR ISSO/IEC 27002, especialmente em relação à autenticidade, integridade e disponibilidade da informação.
31. A senha de acesso fornecida ao cursista tem caráter pessoal e intransferível, sendo vedada a revelação para terceiros.
É de responsabilidade do cursista mantê-la guardada em completa segurança e sigilo, sendo de sua inteira responsabilidade acessos realizados com a sua senha;
32. A senha de acesso no AVA é a forma de identificação do cursista, considerando-se a sua utilização, para todos os fins e efeitos, como manifestação expressa de vontade;
33. O cursista deve utilizar apenas equipamentos confiáveis para acesso ao AVA, que possuam programas antivírus e firewall devidamente instalados e atualizados, assumindo o risco de sua conduta caso assim não proceda;
34. É de reconhecimento público a impossibilidade técnica da manutenção do funcionamento integral e ininterrupto de qualquer sistema de informática. Dessa forma, fica a Secretaria da Educação, desde logo, isenta de qualquer responsabilidade relativa à postagem de atividades web ou da manutenção de equipamentos.

B.7 Sobre a Eliminação do Cursista no Curso de Formação
35. Serão eliminados do curso de formação e, conseqüentemente do concurso público para PEB II, os candidatos que:
• não cumprirem este regulamento, inclusive as condições de participação e frequência conforme item B.4 ;
36. Os candidatos eliminados do concurso terão a bolsa de estudos suspensa e não poderão realizar a prova de aptidão e não mais terão acesso ao AVA.

B.8 Sobre a Prova de Aptidão Presencial e Aprovação
37. Serão considerados aptos a prestar a prova de aptidão presencial os cursistas que cumprirem, em cada mês de curso, e em todos eles, as condições de participação e frequência estabelecidas no item B.4.
38. A prova de aptidão presencial tem caráter eliminatório.
39. A prova será composta por 50 (cinqüenta) questões objetivas, 20 questões sobre os conteúdos da Etapa 1 e 30 questões sobre os conteúdos da Etapa 2, totalizando 10 pontos.
40. Será considerado aprovado o cursista que, apto a prestar a prova presencial, obtenha nota igual ou superior a 5 (cinco) em 10 (dez) pontos.

B.9 Sobre as responsabilidades do Cursista
41. O cursista deve:
a) Participar das atividades web propostas no decorrer do curso, dentro dos prazos estabelecidos e registrados no ambiente virtual de aprendizagem - AVA;
b) Participar dos encontros presenciais que integram o curso e assinar a lista de presença nos períodos;
c) Acompanhar, no AVA, o - status - de suas atividades, verificando aquelas que estão pendentes, não realizadas, concluídas ou não validadas pelo tutor e, no caso dos cursistas com deficiência visual, através de relatório encaminhado por e-mail pelo tutor, na Etapa 1. Os candidatos com deficiência visual serão informados sobre acesso para Etapa 2;
d) Cumprir, a cada mês de curso, as condições de participação e frequência descritas no item B.4;
e) Acatar as regras estabelecidas neste regimento para o Curso de Formação do concurso público para provimento de cargo efetivo de Professor de Educação Básica II, inclusive as relativas à segurança da informação e às declarações apresentadas quando do primeiro registro de login e senha pessoal no AVA;
f) Manter a senha de acesso guardada em completa segurança e sigilo, sendo de sua inteira responsabilidade acessos realizados com a sua senha. A senha de acesso fornecida ao candidato tem caráter pessoal e intransferível, sendo vedada a revelação para terceiros. A senha de acesso é a forma de identificação do candidato, considerando-se a sua utilização, para todos os fins e efeitos, como manifestação expressa de vontade;
g) Utilizar apenas equipamentos confiáveis para o acesso à plataforma, que possuam programas antivírus e firewall devidamente instalados e atualizados, assumindo o risco de sua conduta caso assim não proceda;
h) Realizar logout após finalizar uma sessão no AVA, garantindo a veracidade de suas participações e produções;
i) Atualizar seu perfil sempre que necessário e se responsabilizar pelas informações fornecidas;
j) Informar e-mail válido atualizado para acesso ao ambiente virtual de aprendizagem;
k) Estabelecer vínculo de respeito mútuo com o diretor, vice-diretor, professor coordenador, professores, alunos e demais funcionários da escola à qual estará vinculado.

ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES

D.O. 3/8/2010 pg. 84 | Seção I
ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES
Comunicado

3ª. Etapa do Concurso de Provimento de Cargos de Professor de Educação Básica II – Convocação dos Candidatos para o 1º. Encontro Presencial do Curso de Formação Específica O primeiro encontro presencial do Curso de Formação Específica, terceira etapa do concurso para provimento de cargos de Professor de Educação Básica II da Secretaria de Estado da Educação, ocorrerá nos dia 9 e 10 de agosto de 2010. O encontro terá a duração de 4 (quatro) horas e será realizado nos locais e períodos abaixo descritos.

Para os candidatos com deficiência auditiva e visual, o primeiro encontro presencial terá duração prevista de 8 horas (P1 e P2), em função de necessidades específicas para a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A convocação foi realizada para 16 horas (P1, P2, P3 e P4) para os casos em que houver necessidade de um suporte maior no aprendizado de utilização do AVA.
Os candidatos devem verificar os locais e períodos para os quais estão convocados e comparecer nesses locais, com no mínimo 30 minutos de antecedência em relação ao horário do encontro, munidos de documento de identificação com foto.

CÓDIGO ENDEREÇO LOCAL
1 Av. Moussa Nakhal Tobias, 3-33 - Pq. São Geraldo - Bauru - SP - CEP 17021-005
2 Rua Luiz Otávio, 1313 - Parque Taquaral - Campinas - SP - CEP 13088-130
3 Rua Santa Catarina, 75 - Vila Pinheiros - Jacareí - SP - CEP 12307-130
4 Av. Padre Leo Lundas, 2065 - Vila Guilhermina - Pirassununga - SP - CEP 13634-200
5 Av. Eduardo Andréa Matarazzo, 891 - Ipiranga - Ribeirão Preto - CEP 14080-730
6 R: Amazonas, 2000 - Oswaldo Cruz - São Caetano - SP - CEP 09540-203
7 Av. Dr. Armando Pannunzio, 1478 - Itanguá - Sorocaba - SP - CEP 18050-000
8 Av. José Olegário de Barros, 48/56 - Vila Nossa Senhora das Graças - Taubaté - SP - CEP 12060-400
9 Av: Brigadeiro Luiz Antonio, 871 - Bela Vista - São Paulo - SP - CEP 01317-001
10 Av. Yojiro Takaoka, 3.500 - Santana de Parnaíba - SP - CEP 06500-000
11 Rua Francisco Bautista, 300 - Km 12 da Anchieta - São Paulo -SP - CEP 04182-023
12 Av. Baguaçu, 1939 - Jd. Alvorada - Araçatuba - SP - CEP 16063-700
13 Av. Alberto Benassi, 200 - Parque das Laranjeiras - Araraquara - SP - CEP 14804-300
14 Rua Myrtes Spera Conceição, 301 - Conj. Nelson Marcondes - Assis - SP - CEP 19813-550
15 Rua Luiz Levorato, 2140 Chácaras Bauruenses - Rodovia Marechal Rondon, Km 335 - Bauru - SP - CEP 17048-290
16 Rua Capitão Francisco de Paula, 333 - Cambuí - Campinas - SP - CEP 13024-450
17 Av. Comendador Enzo Ferrari, 280 - Swift - Campinas - SP - CEP 13043-900
18 Rua Cancioneiro Popular, 210 - Chácara Santo Antonio - São Paulo - SP - CEP 04710-000
19 Av. Torres de Oliveira, 330 - Jaguaré - São Paulo - SP - CEP 05347-020
20 Rua Dr. Bacelar, 1212 - Vila Clementino - São Paulo - SP - CEP 04026-002
21 Rua Izolina de Moraes Rosa, 727 - Vila Nastri - Itapetininga - SP - CEP 18206-320
22 Av. Armando Giassetti, 577 - Vila Hortolândia - Trevo Itú/Itatiba - Jundiaí - SP - CEP 13214-525
23 Rua Miguel Guidotti, 405 - Egisto Ragazzo - Limeira - SP - CEP 13485-342
24 Av. Marquês de S. Vicente, 3001 - Água Branca - São Paulo - SP - CEP 05036-040
25 Rua Amazonas da Silva, 737 - Vila Guilherme - São Paulo - SP - CEP 02051-001
26 Rua Vergueiro, 1211 - Paraíso - São Paulo - SP - CEP 01504-000
27 Av. Paulista, 900 - Cerqueira César - São Paulista - SP - CEP 01310-100
28 Av. Carlos Consoni, 10 - Jardim Canadá - Ribeirão Preto - SP - CEP 14024-270
29 Av. Francisco Manoel, s/nº - Vila Mathias - Santos - SP - CEP 11045-300
30 Av. Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, s/nº - Jd. Tarraf II - São José do Rio Preto - SP - CEP 15091-450
31 Rod. Presidente Dutra, Km 157,5 - Pista Sul - São José dos Campos - SP - CEP 12240-420
32 Rua Antonio de Macedo, 505- Parque São Jorge - São Paulo - SP - CEP 03087-040
33 Rua Apeninos, 267 - Aclimação - São Paulo - SP - CEP 01533-000


CODIGO DATA/PERÍODO - DATA/PERÍODO
P1 DATA: 09/08/2010 - PERÍODO: 08H30M/12H30M
P2 DATA: 09/08/2010 - PERÍODO: 13H30M/17H30M
P3 DATA: 10/08/2010 - PERÍODO: 08H30M/12H30M
P4 DATA: 10/08/2010 - PERÍODO: 13H30M/17H30M


A RELAÇÃO DOS CANDIDATOS PARA o 1º. ENCONTRO PRESENCIAL DO CURSO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA – ORDEM ALFABÉTICA – PODE SER ENCONTRADA NO D.O.E. DA MESMA DATA, A PARTIR DA PÁGINA 84. Clique aqui e veja a lista